APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Dessa maneira, o IBPC PRO oferece uma proposta de formação estruturada em um evento formativo por ocasião da ABERTURA DO ANO LETIVO 2025, com o tema “Saúde Mental: Práticas Educativas e Atenção Psicossocial” a ser desenvolvido da seguinte forma:
APRESENTAÇÃO
A educação como processo formativo tem um fundamental papel sociopolítico e pedagógico na promoção e efetivação da construção humana e, nessa direção, a possibilidade de ampliar os parâmetros éticos pelos quais é possível o exercício da boa convivência, o respeito às diferenças, a valorização do outro e afirmação da alteridade como formas de enfrentamento e redução dos conflitos e intolerâncias. Educar nessa perspectiva reafirma os valores humanos essenciais para as gerações atuais e futuras na construção de uma cidade amorosa e humanizada, na qual a cultura de paz seja mais presente e viva.
Para isso, a escola tem a tarefa pedagógica de fortalecer o reconhecimento e o respeito à diversidade cultural e as relações sociais num contexto de convivências humanas mais solidárias e harmoniosas. O 17º Seminário da Região Metropolitana do Recife “Escola? Presente” com o tema “Saúde Mental: Práticas Educativas e Atenção Psicossocial” celebra essa dimensão pedagógica e cultural por meio da formação de professoras e professores na Abertura do Ano Letivo de 2025, como forma de sedimentar uma ação educativa mais humana nas escolas.
A abertura de ano letivo é um espaço de formação de professoras e professores que visa à ampliação e aprofundamento das dimensões pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares, com o propósito de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de uma educação democrática e humanizadora. A qualidade da educação para todos e todas como princípio político-pedagógico é fundamental para materializar uma ação educativa que garanta o respeito à diversidade e o cuidado com o planeta e com os seres humanos.
O ambiente educacional ultrapassa o processo de construção do conhecimento e da relação ensino-aprendizagem. É lugar de estruturação de subjetividades, marcado pela edificação de laços sociais e da própria civilização. Por ser espaço de intensa convivência, expressa também os mal-estares experimentados no cotidiano social, a saber: violências, psicopatologias e sofrimento psíquico.